Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe


Toneladas de insumos e mais economia

COMPRAS COLETIVAS
ESCRITO POR IZABELLA MACHADO, DE ARAÇUAÍ
30/08/2021 . SENAR

Produtores atendidos pelo Programa AgroNordeste, em Novo Cruzeiro, economizaram recursos na compra coletiva de 21 toneladas de fertilizantes e 86,5 toneladas de corretivo de solo. De acordo com o técnico de campo Leandro Gonçalves Meira, houve economia de 18% no primeiro montante e de 37,5% no segundo.

O AgroNordeste é uma iniciativa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) em parceria com o Sistema CNA/SENAR. Em Minas Gerais, o AgroNordeste é desenvolvido pelo Sistema FAEMG/SENAR/INAES em parceria com os Sindicatos Rurais.

“Um dos principais ganhos do programa é a união dos produtores do grupo. Vejo muito isso nas compras coletivas, levando em consideração que o pequeno produtor passa por muitos obstáculos ao comprar em grande escala”, destacou o gerente regional do Sistema FAEMG/SENAR/INAES em Araçuaí, Luiz Rodolfo Antunes Quaresma.

Segundo ele, com a compra coletiva, o produtor também consegue intensificar o uso de insumos que teria dificuldade de utilizar em volumes adequados, se estivesse comprando de forma convencional. “Então, a propriedade aumenta a produtividade de forma competitiva”, complementou.

O técnico de campo que conduziu o trâmite afirma que o principal objetivo das compras coletivas é a redução dos custos na produção e que a interação entre os produtores favorece a efetivação da compra. “Outros fatores importantes devem estar alinhados, como a adequação tecnológica para o acesso a insumos que vão contribuir para o aumento da qualidade e produtividade”.

“O técnico é um profissional confiável e cuidou de todo o processo. Tudo o que barateia a produção é bom. Quero continuar e vou avisar também aos meus vizinhos! Compramos no preço de atacado e estou muito satisfeito”, comemorou o produtor Marcus Sergi Pereira Seabra.