Dez produtores rurais de Chapada Gaúcha começaram, neste mês, o Programa Soja Plus, por meio da parceria do Sistema FAEMG/SENAR/INAES e do Sindicato dos Produtores Rurais do município. O Soja Plus tem como meta capacitar gratuitamente o sojicultor para a melhoria contínua da gestão da propriedade.
Como atividade inicial, os produtores fizeram o curso sobre a NR 31, que regulamenta as normas sobre a segurança no trabalho. O programa tem várias etapas, com promoção de treinamentos sobre saúde e segurança no trabalho, adequação das construções rurais e regularização ambiental, além de visitas técnicas nas propriedades para análises de desempenho socioeconômico e ambiental.
“O programa serve para alertar os produtores quanto às regras ambientais, de segurança e trabalhistas, para que eles consigam se adequar às normas e para que seus empreendimentos cresçam de forma organizada nos âmbitos ambiental, econômico e social”, explicou a supervisora do Soja Plus, Maíra Campolina Ávila.
O presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Chapada Gaúcha e sojicultor, Carlos Alberto Maier, também está participando do programa. “Estamos muito empenhados e temos certeza de que o programa irá agregar bastante. A soja é o carro-chefe do nosso município, a atividade que mais gera emprego e renda, por isso o Soja Plus é tão importante. Na safra deste ano, produzimos quase 2 milhões de sacas de soja. A parceria com o Sistema FAEMG/SENAR/INAES tem sido espetacular”, comemorou.
“O Soja Plus aborda questões de saúde e segurança para os trabalhadores e segurança jurídica para os empreendedores rurais. Temos pretensão de atender uma nova turma ainda este ano no município. Agradeço pela parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Chapada Gaúcha, que também tem trabalhado forte em prol do produtor rural daquela região”, comentou o gerente regional do Sistema FAEMG/SENAR/INAES, Sérgio de Carvalho Coelho.
Lançado em Minas Gerais em 2014, o Programa Soja Plus é uma parceria entre o SISTEMA FAEMG e a Abiove (Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais), com o apoio dos Sindicatos de Produtores Rurais, UFV (Universidade Federal de Viçosa) e Cargill.