A 42ª Exposição Nacional do Cavalo Mangalarga Marchador já está movimentando o Parque da Gameleira, em Belo Horizonte. Neste sábado (26/7) foi realizada a abertura oficial do evento, que deve reunir cerca de 200 mil visitantes até o dia 2 de agosto. Com uma parceria consolidada com a Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador (ABCCMM), o Sistema Faemg Senar promove ações de inovação, valorização e qualificação profissional voltada à equideocultura.
Durante a solenidade, o presidente do Sistema Faemg Senar, Antônio de Salvo, destacou a relevância da feira. “A Exposição Nacional do Mangalarga Marchador é uma das feiras mais importantes de Minas Gerais. Não apenas pelo número de animais, mas pela relevância da raça para o nosso estado, que, aliás, tem o maior plantel do país. É um evento que atrai visitantes de todo o Brasil e oferece uma excelente oportunidade para mostrarmos o trabalho do Sistema Faemg Senar. Já são quatro anos de presença com nosso estande, que se consolidou como espaço de conhecimento, formação e troca com o público”, disse.
A diretora-presidente da ABCCMM, Cristiana Gutierrez, celebrou a união de esforços em prol do fortalecimento da raça e da cadeia produtiva como um todo. “Nós, da diretoria, cientes da responsabilidade de representar cada associado, reconhecemos e agradecemos o trabalho das gestões que nos antecederam. Cada contribuição foi fundamental para que chegássemos até aqui. Inspirados por esse caminho já trilhado, trazemos como lema desta 42ª Exposição Nacional: ‘Tradição se honra, legado se constrói’, destacou. A abertura marcou a entrega de certificação nacional de bem-estar animal à Exposição.
Tour Virtual Imersivo
Uma das grandes novidades desta edição, o Tour Virtual Imersivo desenvolvido pelo Sistema Faemg Senar em parceria com o Senar Administração Central, está disponível no estande da entidade e permite que o visitante explore, em realidade simulada, toda a estrutura e a rotina de um haras modelo, com acesso virtual a ambientes como piquetes, curral, redondel, farmácia, pista de treinamento, selaria e área de reprodução.
“Somos o primeiro do Brasil nessa modalidade e conteúdo. É inovação e tecnologia a serviço da formação de capital humano para essa atividade”, ressaltou o superintendente do Senar Minas, Celso Furtado Júnior.
Qualificação
Fruto do protocolo de intenções firmado entre o Sistema Faemg Senar e a ABCCMM em 2023, o Programa de Qualificação Formação por Competências (FPC) é uma das principais iniciativas voltadas à profissionalização do setor. Com 10 módulos, o programa atende trabalhadores e produtores rurais, abordando técnicas e temas como gestão e inteligência emocional. A proposta é suprir a escassez de mão de obra qualificada.
“O Formação por Competências em Equideocultura nasceu de uma demanda legítima da Dra. Cristiana, presidente da ABCCMM. Foi construído a muitas mãos, unindo teoria e prática em um itinerário formativo de 540 horas. Desde julho de 2023, já formamos quatro turmas, com 42 participantes ao todo”, explicou Celso.
“A qualificação de mão de obra é um dos maiores desafios em qualquer setor, e no cavalo não é diferente. Desde 2023, temos uma parceria estruturada que forma profissionais aptos a atuar em toda a cadeia, desde o manejo básico até a gestão de um haras. Um profissional qualificado pode sair ganhando um salário-mínimo e, com experiência e capacitação, chegar a remunerações de 10 a 12 mil reais. É uma transformação real de vida. A procura tem sido altíssima e o modelo já está sendo replicado por outros estados”, acrescentou o presidente De Salvo.
Cavalgadas Temáticas
Outra iniciativa desenvolvida em parceria com a ABCCMM, as Cavalgadas Temáticas percorrem regiões com vocação para o turismo rural, promovendo a integração entre cultura, lazer, valorização do produtor e fortalecimento dos territórios. A proposta inovadora conecta propriedades com diferentes atividades agropecuárias, oferecendo aos participantes uma imersão em boas práticas e no universo dos produtos de origem mineira. É uma forma de valorizar o campo e evidenciar a força da produção rural de Minas.
Origem Minas
Em um local de destaque na exposição, o espaço Origem Minas promove a valorização da produção mineira ao reunir itens artesanais selecionados de diversas regiões do estado. A iniciativa, uma parceria com o Sebrae-MG, reforça a conexão entre o campo e os consumidores, gerando visibilidade e oportunidades de mercado para pequenos produtores.
Equideocultura
O Brasil detém o quarto maior rebanho de equídeos do mundo e movimenta cerca de R$ 30 bilhões por ano com esta cadeia, gerando aproximadamente 600 mil empregos diretos e mais de 3 milhões de indiretos. Minas Gerais lidera o cenário nacional com 804 mil animais, respondendo por R$ 1,5 bilhão anuais apenas com o manejo primário.